sexta-feira, 22 de setembro de 2017

ÓRBITA LITERÁRIA 220: Turismo Literário Percursos e Trajetos em Cidades Narradas


ÓRBITA LITERÁRIA 220:
Turismo Literário
Percursos e Trajetos em Cidades Narradas

Painelista: Ernani Viana da Silva Neto *

“O passado do viajante muda de acordo com o itinerário realizado.”
Ítalo Calvino | As Cidades Invisíveis – 1972

Existe uma série de estudos que se dedicam a mensurar as motivações turísticas. Dentre estas há uma, em especial, que possui características que moldam o que hoje conhecemos como Turismo Cultural.

Entre os nichos que compõem o segmento do Turismo Cultural, encontra-se o Turismo Literário. A Literatura pode ser entendida, também, como uma expressão da Cultura. A partir dela, pode vincular-se aos gestos, as relações e os sentidos de um lugar que não o seu de residência. A obra literária, ao ser tomada enquanto um recurso cultural (YUDICE, 2004), pode ser, por excelência, a mediadora entre a exposição do autor e suas influências, a fruição do leitor e a construção dos percursos de uma cidade narrada. Neste sentido a viagem consuma a relação ficção-realidade que o Turista-Leitor (SIMÕES, 2002) povoou em seu imaginário enquanto Leitor-Turista.

Este Órbita irá abordar obras que constituíram um sentindo de Brasil, a partir do olhar dos Viajantes, que influenciaram o velho e o novo continente por estas narrativas. Como a figura do Flâneur migra para o atual Turista Cultural e/ou Viajante. Como são elaborados as rotas e os roteiros literários no Brasil e no mundo e as possibilidades destas ações em Caxias do Sul e Região.

* Ernani Vianna Neto é Turismólogo e Pesquisador Cultural. Ministrou nos meses de agosto e setembro de 2017 a Oficina de Produção Literária Turismo Literário – Percursos e trajetos em cidades narradas. http://lattes.cnpq.br/3774936945702244 | ernaniviana@gmail.com | (54) 98120 – 8496

SERVIÇO - Órbita Literária 220
Painelista: Ernani Viana da Silva Neto
Tema: Turismo Literário - Percursos e Trajetos em Cidades Narradas
Dia: 25 de setembro de 2017, segunda-feira, às 20 horas
Local: Livraria e Café Do Arco da Velha, Rua Dr. Montaury, 1570, Centro, Caxias do Sul – RS

Tel.: (54) 3028 1744
Postar um comentário