quinta-feira, 30 de março de 2017

Lêdo Ivo: O Imortal do mormaço e das ruas tortas de Maceió-AL


O Grupo Cultural Órbita Literária, convida para a
ÓRBITA LITERÁRIA 196:

Lêdo Ivo
O Imortal do mormaço e
das ruas tortas de Maceió-AL
Ministrante: Ernani Viana da Silva Neto*


Lêdo Ivo foi crítico literário, memorialista, jornalista, ensaísta, poeta, romancista, tradutor e cronista. Nasceu em 18 de fevereiro de 1924 em Maceió-AL, vindo a falecer em Sevília, Espanha, em 23 de dezembro de 2012. Depois de nove tentativas consecutivas foi aclamado, em 1986, para ocupar a cadeira de número 10 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo Orígenes Lessa. Foi pertencente da Geração de 45, considerado por muitos como a melhor expressão desta.
João Cabral de Melo Neto considera que a função autoral dos poetas pertencentes ao grupo de 45 servisse como extensão inventiva dos poetas e escritores dos anos 30, muito embora esta linha histórica rompesse com a anarquia linguística dos primeiros modernistas, que desse voz novamente a tradição lírica e que pusesse novamente o “sublime contra o prosaico”; o “universal contra o nacional ou o regional” e o “inefável contra o tangível” colocando as potencias individuais em evidencia na caracterização dos versos, dos ritmos, dos estilos e na musicalidade das obras de cada poeta.
Neste sentido, Lêdo Ivo ganha distinção ao aliar os elementos imaginativos e vividos em sua terra natal com o rigor estilístico das mais diversas escolas, o que o fez entrar para história como poeta universal e alagoano. Ao observar as particularidades telúricas de Lêdo Ivo, Ivan Junqueira identifica a partir de um de seus marcos poéticos, o livro Finisterra (1972), enquanto: “ [...] uma das obras mais importantes de toda poesia brasileira que se escreveu na segunda metade no século XX. É por assim dizer, o livro que marca o regresso definitivo do autor as suas origens e, talvez, o mais comovido dentre os que nos deixou até agora.” além do endosso de Valter Hugo Mãe quando este mesmo afirma que: “Lêdo Ivo é um dos melhores poetas do mundo e quase me mata de delicadeza”

*
 Ernani Viana da Silva Neto é Turismólogo e Pesquisador Cultural.

SERVIÇO - Órbita Literária 196


                                                                               

Painelista: Ernani Viana da Silva Neto
Tema: Lêdo Ivo: O Imortal do mormaço e das ruas tortas de Maceió-AL
Dia: 3 de abril de 2017, segunda-feira, às 20 horas
Local: Livraria e Café Do Arco da Velha
Rua Dr. Montaury, 1570, Centro, Caxias do SulRS Tel.: (54) 3028 1744

Entrada franca

Contato: grupoculturalorbitaliteraria@gmail.com  | https://www.facebook.com/orbitaliteraria/





Programação de Abril de 2017




Programação de 2017 - Clique na imagem para acessar





Postar um comentário