segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

LACAN, FREUD E JUNG: Entrevistas e Documentários

Sigmund Freud | Análise de uma mente (1995)




Sinopse:
Quando o doutor Sigmund Freud começou a perguntar aos pacientes sobre os sonhos deles, seus colegas de Viena tacharam-no de louco. No entanto, poucos sabiam que muitas de suas percepções mais perturbadoras e revolucionárias eram fruto de uma auto análise, pois ele mesmo tinha várias neuroses.
Persistindo nas indagações, seguiu os sonhos até suas raízes, o inconsciente. Ao fazê-lo, inventou a psiquiatria moderna.
Produzido pela BIO. THE BIOGRAPHY CHANNEL, “Freud: análise de uma mente” revela detalhes da vida e da psique do pai da Psicanálise. O documentário traz ainda trechos do único relato em vídeo que Sigmund Freud gravou, aos 81 anos, falando sobre sua carreira.

Fonte: Filmow

Um encontro com Lacan (2011)



Gênero: Documentário
Subgênero: Educativo
Diretor: Gerard Miller
Duração: 52 min    
Ano: 2011
País: França
Sinopse: Esse filme sobre o psicanalista e psiquiatra Lacan, mostra sua vida cotidiana através de relatos de seus pacientes, alunos, amigos próximos e família. Nascido na virada do século XX, no seio de uma família burguesa católica, Lacan tinha um conhecimento enciclopédico e treinado como psiquiatra. Ele era amigo de Picasso, Lévi-Strauss e Sartre. Mas, apesar de ser um brilhante psicanalista e marcante na teoria e na prática, seus próprios colegas o condenavam, como se ele fosse o demônio. O diretor Gérard Miller ainda estava no colégio quando conheceu Lacan pela primeira vez. Aos vinte anos, seu irmão mais velho, Jacques-Alain Miller, tornou-se um dos alunos mais leais de Lacan. Poucos anos depois, Jacques-Alain casou com sua filha, Judith. Depois de quarenta e cinco anos, Gerárd Miller ainda tem os mesmos sentimentos por Lacan: "Ele era um homem absolutamente incrível. Eu fiz esse filme para que o maior número de pessoas possa saber mais sobre ele". Hoje, Lacan é considerado o mais moderno, estimulante e até mesmo o mais controverso dos psicanalistas. Ao assistir ao documentário, os espectadores verão por eles mesmos que Lacan mereceu completamente a sua reputação.

Classificacao Indicativa: 12 anos

Fonte: Curta!

Carl Gustav Jung:  FACE TO FACE / BBC / OUTUBRO DE 1959


Trata-se de uma entrevista realizada por Jonh Freeman na residência de Jung, na cidade de Zurique, Suíça, em outubro de 1959. A entrevista acontece num tom um tanto intimista e Jung fala sobre diversos assuntos, incluindo sua relação com Freud, destacando o início da amizade entre os dois e os motivos pelos quais aquela amizade, do seu ponto de vista, jamais poderia durar.

PRODUÇÃO: BBC |

DURAÇÃO: 39 MIN.

Fonte: Filosofando!

ENTREVISTA AGOSTO DE 1957


O vídeo tem duração de 1 hora e 17 minutos e é composto por trechos selecionados pelo Dr. Merril Berger da entrevista concedida por Carl Gustav Jung, entre os dias 5 e 8 de agosto de 1957, em Zurique, Suiça, ao Dr. Richard I. Evans, do Departamento de Psicologia da Universidade de Houston. Jung fala sobre sua parceria com Sigmund Freud, sobre os insights que teve ouvindo os sonhos dos seus pacientes, e sobre questões de sua própria vida.

Fonte: Filosofando!

Nenhum comentário: